segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Complexidade

Realizando a atividade final da Oficina: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria fiquei pensando sobre o  difícil trabalho com essas ferramentas em sala de aula, mesmo sabendo que a maioria de nossos alunos desde que aprendem a ler às vezes antes, já utilizam com bastante autonomia: orkut, msn, youtube, etc. Muitas vezes sem o acompanhamento familiar, é o que constatamos, quando a mídia sensacionaliza exemplo de crimes e delitos cometidos a maioria deles por jovens através desses sites, cada vez mais acessíveis e fáceis de usar.
Daí a importância do foco estar na conscientização do uso dessas ferramentas de maneira ética, responsável e segura pelos alunos acompanhados de preferência pelo controle dos pais. Nossa tarefa portanto, é bem mais complexa, até porque os professores muitas vezes desconhecem tais ferramentas, seus recursos e seu alcance assim como os pais. Como trabalhar a construção de blogs, a participação em redes sociais (sim, porque a escola ensine ou não, as crianças já utilizam) sem correr o risco de oportunizar a " indisciplina virtual na web", ou seja, que alguns indivíduos durante o processo de estudo, conhecimento e criação desses espaços na escola, possam muitas vezes sob o anonimato praticar atos de desrespeito ao colega, seja através de comentários, ou mesmo a criação de comunidades com fins de agredir pessoas e instigar a violência, como já temos visto. Será possível a escola conscientizar os jovens para a utilização sadia desses meios de participação na rede mundial de computadores? Será possível ter sucesso nessa tarefa educativa sem se tornar refém das fragilidades da web, nessa área?
Acredito que é possível, mas com a precariedade dos laboratórios, a formação insuficiente dos docentes nesse campo, e a facilidade de acesso que os jovens tem será bastante dificíl dar ínicio a um trabalho do tipo. Este é um trabalho de formação antes de tudo e não apenas de ensino, portanto como todo trabalho de formação hoje em dia, requer parceria da familia, pais, educadores; requer recursos: laboratórios equipados para pesquisa,  estudo, acesso e utilização dessas ferramentas na escola. E sobretudo requer um trabalho coletivo, que tenha o apoio da gestão e dos demais setores da escola, para  que nossos estudantes não participem ativamente de mais uma atividade social sob o total desconhecimento e  sem  orientação da escola e da familia.
Nao encerro aqui qualquer discussão sobre o tema, apenas reflito de maneira despretensiosa sobre algo que já nos é atual e urgente como qualquer problemática na educação de nosso país.

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